Chamada de Trabalhos

Para inscrever seu trabalho no evento, siga as instruções abaixo.

CHAMADA DE TRABALHOS
Até 05 de setembro de 2021 às 23h59
  • Efetue seu login, fornecendo as informações solicitadas em cada etapa;
  • Inscreva até 3 (três) trabalhos como autor principal, informando, para cada um deles:
    • o título;
    • o resumo, com até 250 (duzentas e cinquenta) palavras, em um único parágrafo, que especifique, necessariamente, o objetivo, a fundamentação teórica e a metodologia relativos à pesquisa realizada; e
    • os demais autores, caso existam. No ato da inscrição, serão solicitados os dados pessoais de todos os autores; portanto, antecipe-se e evite a impossibilidade de enviar trabalhos de última hora por falta de informações pessoais dos autores.
  • Artigos completos: são esperados trabalhos com resultados consolidados (ou em consolidação), com emprego mais rigoroso de metodologia científica, de preferência que lidam com problemas de cunho científico, tendo como público alvo estudantes com trabalho de final de curso de graduação concluído, estudantes de mestrado e doutorado, além de pesquisadores da área.
  • Artigos curtos: são esperados trabalhos com resultados preliminares, com enfoque técnico-científico, podendo privilegiar aspectos técnicos e (ou) tecnológicos, tendo como público alvo estudantes de graduação com trabalho de final de curso em fase intermediária e estudantes de pós-graduação com projeto de pesquisa em andamento, tendo resultados preliminares a apresentar
  • Máximo de autores por trabalho: 8 (oito).
  • Os trabalhos deverão ser feitos, imprescindivelmente, em formato Microsoft Word (.doc ou .docx – NÃO SERÃO ACEITOS OUTROS FORMATOS), de acordo com o modelo disponível.
  • Trabalhos que não atendam à formatação exigida serão recusados;
O autor principal estará automaticamente inscrito como ouvinte no 16º Congresso Brasileiro de Sistemas tão logo o pagamento da taxa de inscrição dos trabalhos seja confirmada. Os demais autores, caso queiram se habilitar como ouvintes, deverão se inscrever posteriormente nessa modalidade e recolher a respectiva taxa de inscrição.
DATAS IMPORTANTES
  • Prazo para submissão de artigos: 05 de setembro de 2021
  • Comunicação de resultados: 15 de setembro de 2021
  • Envio da versão final: 30 de setembro de 2021
  • Data das Apresentações (oral) de Artigos: 20 de outubro de 2021 e 21 de outubro de 2021
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

IMPORTANTE:
Ao submeter artigo pelo sistema, TODOS os autores DECLARAM CONCORDAR com o TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS (Documento do Microsoft Word).

TAXA DE INSCRIÇÃO
DATA MÁXIMA PARA PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS ACEITOS

Até 15 de outubro de 2021 às 23h59
Imprima o boleto e recolha a taxa de inscrição da submissão — R$ 50,00, POR TRABALHO INSCRITO, na rede bancária ou nas casas lotéricas. Caso seja necessário, emita a segunda via do boleto;

Trabalhos reprovados não terão direito à reembolso da taxa de submissão, porém o autor principal inscrito, ainda poderá participar do evento como ouvinte.
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

20 e 21 de outubro de 2021

Utilize este modelo (Modelo do Microsoft Power Point) como referência

Exposição oral: O CBS tem um formato interativo de exposição oral, que privilegia a discussão entre os pesquisadores. As apresentações deverão ser breves e sintetizar os resultados dos trabalhos de investigação. As apresentações deverão ter duração máxima de 15 minutos para artigos completos e 7 minutos para artigos curtos. Ao final da sessão, haverá discussão sobre todos os trabalhos apresentados.

As apresentações serão feitas por plataforma online, e é facultativo o compartilhamento de tela com apresentação, contudo os apresentadores devem ter em mente que o número de slides deve ser compatível com o tempo máximo para apresentação.

 

Os trabalhos aceitos e apresentados no evento serão publicados na íntegra nos ANAIS DO EVENTO em formato de livro eletrônico. Os melhores trabalhos avaliados, julgados de excelência acadêmica pelo comitê organizador, poderão ser considerados para o Fast Track do periódico FACEF Pesquisa: Desenvolvimento e Gestão (ISSN Impresso 1516-6503 - ISSN Online 2316-3402).
FORMATAÇÃO EXIGIDA PARA OS TRABALHOS COMPLETOS Cada trabalho completo deverá estar formatado conforme as especificações abaixo

  • Utilize este modelo (Modelo do Microsoft Word) como referência. A submissão deve obrigatoriamente ser feita com o modelo do congresso, com o cabeçalho e o rodapé padrão.

  • Texto digitado em Microsoft Word versão 2003 ou superior, com páginas configuradas para o formato A4;

  • O artigo completo deverá conter no máximo 10 mil palavras, incluindo resumo, figuras, diagramas, referências e anexos

  • O artigo curto deverá conter no máximo 4 mil palavras, incluindo resumo, figuras, diagramas, referências e anexos

  • O artigo pode ser escrito em Português, Espanhol ou Inglês

  • O artigo deve conter um mínimo de 40% de conteúdo novo e original nos artigos submetidos

  • Caso o artigo seja aceito, ele será incluído nos anais do evento e publicado no Portal de Publicações e Conteúdo Digital do CBS (Anais de Eventos).

  • Atenção:Modelo para versão final (Modelo do Microsoft Word)

  • O artigo submetido não deve conter os nomes dos autores nem informações da instituição de origem ou qualquer outra referência NO CORPO DO ARTIGO que possa permitir a identificação da autoria do artigo. Os nomes dos autores e suas afiliações devem constar APENAS no Sistema Eletrônico da Conferência do 16ºCBS e na versão final do corpo do artigo

  • Os autores de artigos aceitos terão um prazo para submissão de uma versão final implementando as melhorias sugeridas pelos revisores. Na versão final, após aceite, os autores deverão inserir seus dados: SOBRENOME, Nome; Instituição; Breve descrição da titulação do autor; E-mail repetir conforme a quantidade de autores).

  • Os artigos aceitos deverão ser apresentados durante o evento on-line. Sendo obrigatório que TODOS os autores do artigo aceito façam inscrição no evento. Artigos aceitos que não tenham sido apresentados no evento (NO-SHOW) serão removidos dos anais.

  • As páginas iniciais do trabalho deve conter:

    • Título do trabalho em português: subtítulo do trabalho (fonte arial tamanho 10 em negrito e ítálico)
    • Título do trabalho em inglês: subtítulo do trabalho em inglês (fonte arial tamanho 10 em ítálico)
    • Indicação da Área temática: Título da subárea temática que enquadra o artigo (fonte arial, tamanho 10)
    • Indicação da Modalidade: Artigo completo ou Artigo curto
    • Resumo: O resumo deve ser escrito em um parágrafo apenas e deve preferencialmente relatar os seguintes itens do trabalho, questões e objetivos de pesquisa, justificativa e relevância do trabalho, métodos, resultados e conclusões. Máximo do resumo 250 palavras
    • Palavras-chave: 3 palavras-chave, separadas por vírgula
    • Abstract: Versão do Resumo na língua inglesa.
    • Keywords: 3 palavras-chave, separadas por vírgula
    A sequência do trabalho deve basicamente conter: Introdução, Fundamentação Teórica, Método, Análises e/ou Discussões, Conclusões, Referências

    Fonte do texto de todo artigo: Arial, corpo 10;

    Títulos e subtítulos em negrito (Fonte:Arial, corpo 10);

    Espaçamento entre linhas: simples;

    Espaçamento entre parágrafos: Antes 0 pts; Depois 0 pts (sem espaçamento entre parágrafos)

    Tabulação padrão: 1,25 cm - Sem recuo de parágrafos inteiros – uso somente de Tabulação padrão à esquerda de 1,25 cm

    Margens: 3cm (superior), 2cm (inferior), 3cm (esquerda) e 2cm (direita);

    Todas as imagens, ilustrações, tabelas e gráficos deverão estar incluídos e referenciados no documento do Microsoft Word;

    Citações em conformidade com ABNT NBR 10520/2002;

    Referências em conformidade com ABNT NBR 6023/2002.

ÁREAS TEMÁTICAS Os trabalhos devem ser enviados nas seguintes áreas temáticas e subáreas, que devem estar mencionadas na primeira página do trabalho completo submetido à avaliação:

  1. Epistemologia e Pesquisa sistêmica
  2. Tecnologia e Sistemas e Informação e Comunicação
  3. Administração e Redes entre Organizações
  4. Sociologia e Políticas Públicas
  5. Economia e Desenvolvimento
  6. Psicologia e Saúde
  7. Inovação Sistêmica
  8. Pensamento sistêmico em tempos de crise pandêmica do COVID-19
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
Processo de avaliação cega por pares. As normas para publicação do CBS estabelecem que informações como nome dos autores, filiação institucional, endereço e agradecimentos devem aparecer apenas na versão final do artigo, após avaliação e aceite para publicação.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros
INSCRIÇÕES PARA OUVINTES
Até 18 de outubro de 2021
As inscrições para ouvintes podem ser feitas a partir desta página.
TIPOS DE INSCRIÇÕES
Autores: Pagamento até 05 de outubro para constar nos anais
Acesso:Online
Valor: 50,00 (BRL) por trabalho inscrito

Ouvintes: Pagamento até 18 de outubro
Acesso: Online
Valor: 20,00 (BRL)

Estudantes Uni-FACEF: Pagamento até 18 de outubro
Acesso: Online
Valor: 10,00 (BRL)