Programação

Data/HoraLocalEventoConferencista(s)
11/09 (quarta)
19h30
Auditório Edna Campanhol
(Unidade II)
Abertura
Abertura Oficial
Palestrante
Prof. Dr. Murilo Gaspardo
Diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Campus de Franca - SP (Gestão 2018 - 2022), onde é professor assistente doutor do Departamento de Direito Público e do Programa de Pós-graduação em Direito (Mestrado). Possui graduação em Direito (2005), mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Durham, Reino Unido (2017 - 2018), com bolsa da FAPESP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Estado.

Palestrante
Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra
Graduado em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Municipal de Franca (2000), Mestre em Administração pelo Centro Universitário Municipal de Franca (2003) e Doutor em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Reitor do Uni-FACEF (2017 - 2020). Atualmente é Pró Reitor de administração do Centro Universitário Municipal de Franca e professor titular do Centro Universitário Municipal de Franca. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, finanças, responsabilidade social, terceiro setor, turismo e abertura econômica.
11/09 (quarta)
19h30
Auditório Edna Campanhol
(Unidade II)
Palestra
Enseñanza de la historia, formación ciudadana y los desafios de la globalizacion
Palestrante
Prof. Dr. Mario Carretero
Universidade Autónoma de Madrid
12/09 (quinta)
09h00
Auditório Edna Campanhol
(Unidade II)
Mesa-redonda
Vicissitudes da formação acadêmica: desafios e perspectivas
Debatedora
Profª Drª Célia Maria David

Debatedora
Profª Drª Maria de Fátima Aveiro Colares
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (1999). É doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2004). Pós doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP no departamento de Clínica Médica do HCFMRP USP. Atuou como psicóloga da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP ,por 22 anos, no Centro de poio Educacional e Psicológico (CEP), atuando como coordenadora técnica do Programa de Tutoria Mentoring, atuação em pesquisas e projetos ligados ao Ensino em Saúde. Atualmente e Coordenadora do Curso de Psicologia do UNIFACEF. desde 2018 até a presente data.. No curso de Psicologia ministra as seguintes disciplinas: Psicologia da Saúde I e II, Psicologia Social I e II, Psicologia Sistêmica e Práticas Escolares III e IV. No curso de Medicina atua na disciplina Habilidades de Comunicação com o paciente. Temas de atuação e pesquisa: Educação Médica, Saúde Mental do estudante universitário na área da saúde, Ensino em Saúde, Programas de Tutoria (Mentoring), Psicologia da Saúde, Psicologia Hospitalar.

Debatedora
Profª Drª Valéria Beghelli Ferreira
Preceptora IESC – Uni-FACEF

Debatedora
Profª Esp. Yara Báccaro de Freitas Paterniani
Psicóloga

Moderador
Prof. Dr. Genaro Alvarenga Fonseca
Possui Graduação em em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), Graduação em Filosofia pelo Instituto Agostiniano de Filosofia (1986), Graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca (2005), Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004) e Doutorado em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista- Campus de Araraquara (2010). É professor Assistente Doutor RDIDP da UNESP (Universidade Estadual Paulista) Campus de Franca nas disciplinas de : Psicologia da Educação, Prática do Ensino de História II e Estágio Supervisionado, na graduação em História e Psicologia e Metodologia da Pesquisa Científica na graduação em Direito. É professor orientador do Programa de Pós-graduação em Análise e Planejamento em Políticas Públicas da FCHS- UNESP- Franca, na área de concentração em Gestão Escolar. É Chefe do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas da UNESP- Franca. É Avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e membro/pesquisador dos Grupos de Pesquisa CNPq: Educação Ambiental; Políticas públicas e democratização do ensino no Brasil; Gestão socioambiental e a interface com a questão social; Políticas Públicas para o Desenvolvimento Social; Gestão escolar democrática, trabalho em rede e qualidade na educação. É coordenador do grupo de extensão GEIA (Grupo de Extensão e Incentivo a Educação Ambeintal) . É membro do Corpo Editorial da revista CAMINE e da revista Cadernos CIMEAC. Atuou como docente e orientador em diferentes programas de formação de professores como : PEC e Pedagogia Cidadã. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Psicologia, Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Políticas Públicas Educacionais e Ensino de História.
12/09 (quinta)
10h30
Sala 108
(Unidade II)
Oficina
Ansiedade no contexto universitário
Oficineira
Profª Mndª Karolina Murakami
Psicóloga do Centro de Apoio Educacional e Psicológico (CAEP) da FMRP-USP
12/09 (quinta)
10h30
Sala 109
(Unidade II)
Oficina
Identificação do Estilo de Aprendizagem como ferramenta para o aprendizado
Oficineira
Profª Drª Cristiane Martins Peres
Psicopedagoga do Centro de Apoio Educacional e Psicológico (CAEP) da FMRP-USP
12/09 (quinta)
10h30
Sala 110
(Unidade II)
Oficina
Educação e Aprendizagens Necessárias Para um Futuro que Queremos, a Distância entre o Possível e o Necessário
Oficineiro
Prof. Dr. Miguel Bernardino dos Santos
Analista Ambiental no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA

Oficineiro
Prof. Dr. Célio Bertelli
Possui graduação em Engenharia Agronômica e Zootecnia pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves (1982) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro (2007), Pós-Doutorado pela UNI-FACEF / CAPES, especialista em Meio Ambiente pela universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais (2014), curso de pedagogia pelo Instituto Educa e de Ribeirão Preto - SP (2009). É ex-bolsista e ex-professor no Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), na UNI-FACEF, Centro Universitário de Franca, desenvolveu um projeto de pesquisa em "Gestão Socioeconômica e Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Canoas na região de Franca - SP" e Professor colaborador junto ao Laboratório de Aquicultura da Faculdade Dr. Francisco Maeda - FAFRAM, localizada em ItuveravaSP. Também professor convidado pela UNESP Campus Franca, para elaboração de oficinas e disciplina sobre Políticas Públicas em Meio Ambiente, na iniciativa privada é Presidente da Ecoplans Brasil - Consultoria em Engenharia Ambiental. Ainda realiza consultorias nas áreas de Patrimônio Histórico, políticas culturais e restauração e recuperação de áreas degradadas, orientação de estagiários de graduação, projetos de pesquisas e publicações científicas.
12/09 (quinta)
13h00
Hall central
(Unidade II)
Apresentação de Pôster
Soluções e Adaptações Inclusivas : exposição de dispositivos em tecnologia assistiva
Exposição trabalhos – estudantes Letras e Matemática – Uni-FACEF
Palestrante
Profª Ms. Heloísa Helena Vallim de Mello
Centro Universitário Municipal de Franca
12/09 (quinta)
14h00
Salas de Aula
(Unidade II)
Sessão coordenada
Comunicações coordenadas
- Comunicações PIBID
- Comunicações, nos seguintes eixos temáticos:
    1) Formação de professores
    2) Práticas pedagógicas
    3) Sustentabilidade e meio ambiente
    4) Políticas públicas
    5) Gestão educacional
    6) Inclusão e diversidade
12/09 (quinta)
19h30
Auditório Edna Campanhol
(Unidade II)
Palestra
Implicações da angústia na contemporaneidade
Palestrante
Prof. Esp. André Bordini
Graduado em psicologia e em ciências sociais e jurídicas pela UNESP. Ex-professor de interpretação de texto nos cursos pré-vestibulares dos grupos Objetivo, SEB, e COC. Atualmente é psicólogo e psicoterapeuta, especialista em análise existencial pelo IFEN – Instituto de Psicologia Fenomenológico-existencial do Rio de Janeiro; professor convidado e palestrante nos cursos de graduação em psicologia da FFLC – USP, residência médica do Hospital São Francisco, dos programas de pós-graduação do Hospital Beneficência Portuguesa, e em saúde mental da UNAERP. É coordenador, junto com a Profa. Dra. Juliana Vendruscolo, do curso de especialização em psicologia clínica fenomenológico-existencial do Instituto PSICOLOG, em parceria com a UNIFEG.

Moderadora
Profª Drª Vânia de Fátima Martino
É Livre-Docente em Didática do Ensino de História pela UNESP. É Professor Associado III (MS5-I) do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus de Franca, desde 2000. Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986) / Campus de Franca, Mestrado em História do Brasil Colonial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). É docente e orientadora de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da FCHS- UNESP de Franca e docente do curso de História, nas disciplinas de Prática de Ensino de História e Estágio Supervisionado. É líder do grupo de pesquisa CNPq intitulado: Políticas Públicas para o Desenvolvimento Social e Líder do grupo de pesquisa CNPq intitulado: Políticas públicas e democratização do ensino no Brasil: a implementação das propostas educacionais: mudanças e permanências. É Membro Efetivo Externo PIBIC/CNPq da UNI-FACEF - Franca. Tem experiência na área de Educação e desenvolve pesquisas e orientações no campo de Políticas Públicas Educacionais, Ensino de História e Formação de Professores.
13/09 (sexta)
09h00
Auditório Edna Campanhol
(Unidade II)
Mesa-redonda
Cenários de aprendizagens em ambientes não escolarizados
Debatedora
Luzia Torres Gerosa Laffite
Superintendente Executiva do IFAN – Instituto da Infância Fortaleza - CE

Debatedora
Profª Drª Maria Paula Panúncio Pinto
Docente do Departamento de Ciências da Saúde da FMRP-USP

Moderadora
Profª Drª Ana Lúcia Furquim Campos Toscano
Possui doutorado em Língua Portuguesa e Linguística pela Universidade Estadual Paulista - Araraquara (2008), mestrado em Programa de Pós-Graduaçao em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista - Araraquara (2003) e graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade de Franca (1988).Foi coordenadora do Curso de Letras do UNI-FACEF CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE FRANCA (2007-2021).É vice-líder do Grupo de Pesquisa "Grupo de Estudos do Discurso" (GEDI-Uni-FACEF), membro do grupo de pesquisa Slovo (UNESP -FclAr), orientadora de Iniciação Científica do Uni-Facef e professora titular do Centro Universitário de Franca na área de Língua Portuguesa e Linguística. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Língua Portuguesa e da leitura e produção dos gêneros discursivos, análise do funcionamento textual e discursivo de gêneros diversos, entre eles, midiáticos e literários (perspectiva do Círculo de Mikhail Bakhtin no que se refere aos estudos dos gêneros do discurso, estilo e dialogismo).
13/09 (sexta)
10h30
Sala 108
(Unidade II)
Oficina
BNCC: proposta e possibilidades
Palestrante
Prof. Me. Santiago Castigio e Monteiro
13/09 (sexta)
10h30
Sala 109
(Unidade II)
Oficina
O professor como modelo: quais os atributos necessários?
Oficineira
Profª Drª Maria de Fátima Aveiro Colares
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (1999). É doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2004). Pós doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP no departamento de Clínica Médica do HCFMRP USP. Atuou como psicóloga da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP ,por 22 anos, no Centro de poio Educacional e Psicológico (CEP), atuando como coordenadora técnica do Programa de Tutoria Mentoring, atuação em pesquisas e projetos ligados ao Ensino em Saúde. Atualmente e Coordenadora do Curso de Psicologia do UNIFACEF. desde 2018 até a presente data.. No curso de Psicologia ministra as seguintes disciplinas: Psicologia da Saúde I e II, Psicologia Social I e II, Psicologia Sistêmica e Práticas Escolares III e IV. No curso de Medicina atua na disciplina Habilidades de Comunicação com o paciente. Temas de atuação e pesquisa: Educação Médica, Saúde Mental do estudante universitário na área da saúde, Ensino em Saúde, Programas de Tutoria (Mentoring), Psicologia da Saúde, Psicologia Hospitalar.
13/09 (sexta)
10h30
Sala 110
(Unidade II)
Oficina
Compartilhando saberes: vivência no ensino público com a educação literária
Oficineira
Profª Ms. Rita Marta Mozetti Silva
13/09 (sexta)
13h00
Hall central
(Unidade II)
Apresentação de Pôster
Soluções e Adaptações Inclusivas : exposição de dispositivos em tecnologia assistiva
Exposição trabalhos – estudantes Letras e Matemática – Uni-FACEF
Palestrante
Profª Ms. Heloísa Helena Vallim de Mello
Centro Universitário Municipal de Franca
13/09 (sexta)
14h00
Salas de Aula
(Unidade II)
Sessão coordenada
Comunicações coordenadas
- Comunicações PIBID
- Comunicações, nos seguintes eixos temáticos:
    1) Formação de professores
    2) Práticas pedagógicas
    3) Sustentabilidade e meio ambiente
    4) Políticas públicas
    5) Gestão educacional
    6) Inclusão e diversidade
13/09 (sexta)
17h00
Auditório Edna Campanhol
(Unidade II)
Encerramento
Encerramento Oficial