Programação

Data/HoraLocalEventoConferencista(s)
30/08 (quarta)
18h30
Hall central
(Unidade II)
Credenciamento
Entrega de crachás e material do evento
30/08 (quarta)
19h00
Hall central
(Unidade II)
Abertura
Abertura Oficial da Feira de Livros
1ª Bookland da Educação: Coleção de Palavras e Imagens
30/08 (quarta)
19h30
Auditório Edna Campanhol
(Unidade II)
Apresentação artística
Abertura Oficial
30/08 (quarta)
19h30
Auditório Edna Campanhol
(Unidade II)
Abertura
Abertura Oficial
- As Anabelas
Presidente
Profª Drª Célia Maria David

Presidente
Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra
Graduado em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Municipal de Franca (2000), Mestre em Administração pelo Centro Universitário Municipal de Franca (2003) e Doutor em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Reitor do Uni-FACEF (2017 - 2020). Atualmente é Pró Reitor de administração do Centro Universitário Municipal de Franca e professor titular do Centro Universitário Municipal de Franca. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, finanças, responsabilidade social, terceiro setor, turismo e abertura econômica.
30/08 (quarta)
19h30
Auditório Edna Campanhol
(Unidade II)
Palestra
Polêmicas em torno da formação de professores
Palestrante
Prof. Dr. António Sampaio da Nóvoa
Universidade de Lisboa
31/08 (quinta)
09h00
Auditório Edna Campanhol
(Unidade II)
Mesa-redonda
Educação e Tecnologia de Informação e Comunicação - contexto indissociável
Debatedora
Profª Drª Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Unesp - Nead

Debatedora
Profª Drª Jaqueline Brigladori Pugliesi
Possui graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo(1995), especialização em Metodologias e Gestão para Educação a Distância pela Universidade Anhanguera - Uniderp(2012), mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo(1998) e doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo(2004). Atualmente é professor do Centro Universitário Municipal de Franca, professor da FATEC Franca, Membro de corpo editorial da REVISTA ELETRÔNICA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO TECNOLÓGICA, Membro de corpo editorial da Revista EduFatec: educação, tecnologia e gestão, Revisor de periódico da REVISTA ELETRÔNICA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO TECNOLÓGICA, Revisor de periódico da Revista EduFatec: educação, tecnologia e gestão e Revisor de periódico da Revista Eletrônica de Computação Aplicada. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Extração de Conhecimento de Bases de Dados, Data Mining, Pós-processamento, Regras de regressão.

Moderadora
Profª Esp. Janaina Faustino Leite

Debatedor
Prof. Dr. Klaus Schlünzen Junior
Unesp - Nead
31/08 (quinta)
10h30
Lab. Informática (Sala 107)
(Unidade II)
Oficina
Oficina 2 - TICs na sala de aula
Oficineira
Profª Drª Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Unesp - Nead

Oficineira
Profª Dndª Jeong Cir Deborah Zaduski
Unesp - Nead

Oficineiro
Prof. Dr. Klaus Schlünzen Junior
Unesp - Nead
31/08 (quinta)
10h30
Sala 102
(Unidade II)
Oficina
Oficina 1 - Sociodrama da Relação Professor-Aluno
Oficineira
Profª Drª Daniela de Figueiredo Ribeiro
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado direto em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004). Especialista em Psicodrama, com nível III de formação: didata, supervisora e orientadora (Federação Brasileira de Psicodrama). Atualmente é docente do curso de psicologia e do programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Municipal de Franca. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Processos Grupais e Psicodrama, atuando principalmente nas áreas de Psicologia Escolar, Comunitária e Clínica. É pesquisadora na área de desenvolvimento regional, atuando na linha de pesquisa desenvolvimento social e politicas públicas.

Oficineira
Profª Dndª Angélica Teixeira Gomes
31/08 (quinta)
14h00
Salas de Aula
(Unidade II)
Sessão coordenada
- Comunicações PIBID - Comunicações, nos seguintes eixos temáticos: Políticas Educacionais, Desenvolvimento Regional
31/08 (quinta)
19h30
(A definir)
(- A definir -)
Apresentação musical
Coral da Unesp/Franca
Regente
Rafael de Andrade
31/08 (quinta)
19h30
Auditório Edna Campanhol
(Unidade II)
Palestra
Educação Escolar: Muito além do senso comum
Palestrante
Prof. Dr. Vitor Henrique Paro
FEUSP

Moderadora
Profª Drª Teise de Oliveira Guaranha Garcia
USP/Ribeirão Preto

Moderador
Prof. Dnd. Sebastião Donizeti da Silva
Doutorando PPGSS - Unesp
01/09 (sexta)
08h00
Auditório Edna Campanhol
(Unidade II)
Lançamento
Lançamento de livros:

1) "Uma escola diferenciada para o aluno diferenciado: proposição de política pública para efetivação da universalização da educação básica". Organizadoras: Célia Maria David / Ivani de Lourdes Marchesi de Oliveira

2) "História e política: a Espanha em perspectiva". Organizadoras: Márcia Pereira da Silva / Rita de Cássia Biason

3) "Antropologia da Educação: levantamento, análise e reflexão no Brasil". Organizadora: Karina Augusta Limonta Vieira

4) "Reflexões sobre a interface entre a educação e o serviço social". Organizadora: Célia Maria David

5) "Revista do Curso de Letras". Organizadoras: Ana Lúcia Furquim Campos Toscano et al

6)Revista "Matemática & Educação". Organizadoras Sílvia Regina Viel et al
Moderadora
Profª Drª Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira
Possui doutorado em Língua Portuguesa e Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). É mestre em Ciências e Práticas Educativas pela Universidade de Franca (2000). É especialista, pela Universidade Estadual Paulista (1998), no curso "A construção da língua, do tempo, do espaço e da pessoa na escola". Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Franca (1988). Possui Licenciatura-Plena em Pedagogia, ainda com apostilamento na habilitação de Administração Escolar, pela Faculdade de Educação "Antônio Augusto Reis Neves (1997) É professora universitária, com concurso público de docente, no Centro Universitário Municipal de Franca, desde 1998. Ocupa também a função de Pró-Reitora Acadêmica, desde 2006, até a presente data. Atua em cursos de graduação e programa de pós-graduação stricto sensu, em Desenvolvimento Regional, área Interdisciplinar, ministrando a disciplina de Métodos de Pesquisa de Abordagem Qualitativa. Participa, como membro, do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq GEDE, pertencente ao programa de mestrado. É organizadora e membro do conselho editorial da Revista do curso de Letras Uni-FACEF. É líder do GEDI - Grupo de Estudos do Discurso, membro do GEDE - Grupo Estudos do Desenvolvimento e do GELIT - Grupo de Estudos Literários, certificados pelo CNPq. É Coordenadora Institucional do PIBIC CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Estrutura Organização e Funcionamento Discursivo e Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, análise de anúncios publicitários, textos de autoajuda, gêneros do discurso e linguagem e publicidade, com foco nos desenvolvimentos humano e social. Ainda, tem foco em educação, com estudos em formação docente e práticas educativas.
01/09 (sexta)
09h00
Auditório Edna Campanhol
(Unidade II)
Palestra
Metodologia em EAD sob a abordagem dos estilos de uso do virtual
Palestrante
Profª Drª Daniela Melaré Vieira Barros
Universidade Aberta - Portugal

Moderadora
Profª Drª Hilda Maria Gonçalves da Silva
Possui graduação em História pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social (Unesp/Franca), (2001), mestrado e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006-2011). Livre-Docente em Política e Gestão da educação, pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP/Franca. Atualmente é professor associado do Departamento de Educação Ciências Sociais e Políticas Públicas e dos cursos de Pós-Graduação em Educação Escolar da Unesp Campus de Araraquara e em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da Unesp Campus de Franca.
01/09 (sexta)
10h30
(A definir)
(- A definir -)
Oficina
Oficina 1 - "Música brasileira no ensino fundamental 1"

Tema: A oficina para professores versará sobre o tema “Música brasileira no Ensino Fundamental I” tendo como principais conteúdos: a formação da música brasileira e suas matrizes indígena, europeia e africana, influências estrangeiras, a diversidade de ritmos e gêneros tais como marchinha, samba, xote, baião, ciranda, maracatu e rock. O repertório a ser trabalhado na oficina é integrado por canções tradicionais e composições de Andréa Bernardini para o público infantil.
Obs.: os participantes poderão trazer para a oficina instrumentos de percussão ou outros.
Oficineira
Profª Esp. Andréa Bernardini
Andréa Bernardini é licenciada em Letras pela Universidade Federal do Paraná e em Educação Artística com habilitação em Música pela Faculdade de Educação Musical do Paraná. É especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte Educação, pela Faculdade de Artes do Paraná e atua na formação de professores de música como docente no curso de Licenciatura em Música da UNESPAR Curitiba Campus II – FAP, desde 1992. Paralelamente à carreira de musicista,desenvolve metodologias para o ensino da música, com jogos, brincadeiras, prática instrumental, improvisação etc., e outras atividades aplicadas em aulas regulares para a lunos com idades entre 3 e 10 anos, na Escola Anjo da Guarda, onde atua há vários anos. É autora do livro didático "Historia da Música", da editora D.C Divulgação Cultural, adotado em 2016 para os 45.000 alunos do 1º ano do Ensino Médio do Estado de Santa Catarina; e da coleção "Música: viver, ouvir e sentir" da Editora D.C Divulgação Cultural, para alunos do Ensino Fundamental 1, 1º a 5º ano, com cinco volumes e cinco CDs didáticos produzidos pelo AVEduo, grupo artístico onde atua como cantora e violonista.
01/09 (sexta)
10h30
Auditório Edna Campanhol
(Unidade II)
Mesa-redonda
Projeto Formação de Professores - PIBID
Debatedora
Profª Drª Silvia Regina Viel
Concluiu Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP em 2011, e mestrado pela mesma instituição em 2000. Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1996). É professora do Centro Universitário de Franca, onde também está como Chefe do Departamento de Matemática. Foi Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, e atualmente é Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica - CAPES, Coordenadora do Programa de Iniciação Científica Junior (PIBIC- EM/CNPq), membro do Conselho Municipal de Educação de Franca e do Comitê de Ética em Pesquisa do Uni-FACEF, docente da FATEC-Franca. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Licenciatura, Matemática, Formação de Professores, Tecnologias e EAD.

Debatedora
Profª Drª Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade

Debatedora
Profª Drª Márcia Pereira da Silva
Possui graduação e mestrado em História pela UNESP e doutorado em História pela UFMG, na área de culturas políticas. É professora de História Contemporânea do Curso de História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais- UNESP – Campus de Franca, docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em História na mesma instituição. Desenvolve Projetos relacionados ao ensino, a pesquisa e a extensão. Tem experiência de pesquisa na área de História, com ênfase em culturas políticas, História do Brasil Contemporâneo e memória

Debatedor
Prof. Dr. Genaro Alvarenga Fonseca
Possui Graduação em em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), Graduação em Filosofia pelo Instituto Agostiniano de Filosofia (1986), Graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca (2005), Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004) e Doutorado em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista- Campus de Araraquara (2010). É professor Assistente Doutor RDIDP da UNESP (Universidade Estadual Paulista) Campus de Franca nas disciplinas de : Psicologia da Educação, Prática do Ensino de História II e Estágio Supervisionado, na graduação em História e Psicologia e Metodologia da Pesquisa Científica na graduação em Direito. É professor orientador do Programa de Pós-graduação em Análise e Planejamento em Políticas Públicas da FCHS- UNESP- Franca, na área de concentração em Gestão Escolar. É Chefe do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas da UNESP- Franca. É Avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e membro/pesquisador dos Grupos de Pesquisa CNPq: Educação Ambiental; Políticas públicas e democratização do ensino no Brasil; Gestão socioambiental e a interface com a questão social; Políticas Públicas para o Desenvolvimento Social; Gestão escolar democrática, trabalho em rede e qualidade na educação. É coordenador do grupo de extensão GEIA (Grupo de Extensão e Incentivo a Educação Ambeintal) . É membro do Corpo Editorial da revista CAMINE e da revista Cadernos CIMEAC. Atuou como docente e orientador em diferentes programas de formação de professores como : PEC e Pedagogia Cidadã. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Psicologia, Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Políticas Públicas Educacionais e Ensino de História.
01/09 (sexta)
10h30
(A definir)
(- A definir -)
Oficina
Oficina 2 - Alfabetização e Letramento
Oficineira
Profª Ms. Kelly Cristina Pádua Bruzegueze Miguel
01/09 (sexta)
14h00
Salas de Aula
(Unidade II)
Sessão coordenada
- Comunicações PIBID - Comunicações, nos seguintes eixos temáticos: Políticas Educacionais, Desenvolvimento Regional
01/09 (sexta)
17h30
Auditório Edna Campanhol
(Unidade II)
Apresentação musical
Apresentação musical
Profissional
Profª Esp. Andréa Bernardini
Andréa Bernardini é licenciada em Letras pela Universidade Federal do Paraná e em Educação Artística com habilitação em Música pela Faculdade de Educação Musical do Paraná. É especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte Educação, pela Faculdade de Artes do Paraná e atua na formação de professores de música como docente no curso de Licenciatura em Música da UNESPAR Curitiba Campus II – FAP, desde 1992. Paralelamente à carreira de musicista,desenvolve metodologias para o ensino da música, com jogos, brincadeiras, prática instrumental, improvisação etc., e outras atividades aplicadas em aulas regulares para a lunos com idades entre 3 e 10 anos, na Escola Anjo da Guarda, onde atua há vários anos. É autora do livro didático "Historia da Música", da editora D.C Divulgação Cultural, adotado em 2016 para os 45.000 alunos do 1º ano do Ensino Médio do Estado de Santa Catarina; e da coleção "Música: viver, ouvir e sentir" da Editora D.C Divulgação Cultural, para alunos do Ensino Fundamental 1, 1º a 5º ano, com cinco volumes e cinco CDs didáticos produzidos pelo AVEduo, grupo artístico onde atua como cantora e violonista.