Programação

3ª Mostra de Atenção domiciliar - Dia 06/11 - Manhã

A "3ª Mostra de Atenção Domiciliar" tem por objetivo apresentar e discutir atividades, realizadas pelos acadêmicos do 2° ano de Medicina, no âmbito da Atenção Domiciliar, através do planejamento e realização de visitas domiciliares, assim como, o levantamento de propostas de intervenção, a partir das necessidades observadas.
Para explanar sobre a temática “Atuação médica no contexto da Visita Domiciliar”, teremos como convidado Dr. Haroldo da Silva Santana, médico graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), especialista em Medicina de Família e Comunidade (2005); pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), mestrado em Saúde da Comunidade (2009) e doutorado em Clínica Médica (2017) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é docente e coordenador do Internato em Atenção Básica e do Internato em Gestão e Planejamento da Universidade de Franca (UNIFRAN). É Médico de Família da Prefeitura Municipal de Ipuã. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde da Família.
Horário: Início às 08h. Iniciaremos a manhã com a palestra e, em seguida, daremos início às apresentações da Mostra de Visitas Domiciliares Local: Anfiteatro Unidade II e Salas de aula da Unidade III

1° Colóquio de Medicina - Dia 06/11 - Tarde

O “1° Colóquio de Medicina” tem como objetivo suscitar reflexão acerca das construções durante os quatro anos de vivências no IESC e despertar para os novos desafios do estudante de medicina e da prática médica.
Neste dia, iniciaremos com a apresentação cultural do Coral do CCI / CITI Lions Sobral e finalizaremos com a apresentação da bateria da medicina – Majestosa.
Teremos a palestra do Dr. Rafael de Moraes Silva, médico formado pela Faculdade de Medicina de Botucatu, Coordenador e médico emergencialista da Unidade de Emergência do Hospital São Joaquim - UNIMED/Franca, com experiência anterior na coordenação da ESF no município de Restinga, que abordará a temática “Práticas sustentáveis em Medicina”.
Horário: Início às 14h
Local: Anfiteatro- Unidade II

4° Circuito de Práticas: Territorialização - Dia 07/11- Manhã

O “4° Circuito de Práticas” tem como temática a territorialização, onde serão apresentados trabalhos e discussões das atividades realizadas pelos estudantes em parceria com a equipe de saúde e comunidade, ao longo do primeiro ano da formação médica.
Nesta data, contaremos também com a palestra da Profa. Dra Maria José Bistafa Pereira, professora aposentada da Universidade de São Paulo e atualmente docente do Curso de Mestrado Profissional Educação e Saúde da Universidade de Ribeirão Preto, a mesma possui vasta experiência, conhecimento e pesquisa acerca das Políticas Públicas de Saúde no Brasil e abordará como temática “O Território e processo de territorialização”. Após a palestra contaremos com a apresentação das atividades dos estudantes, no Hall da Unidade II
Horário: 08h
Local: Auditório - Unidade II

Mostra do Morfofuncional- Dia 07/11- Tarde

Horário: 14h
Local: Hall da Unidade II

3° Ciclo de Saúde Mental- Dia 08/11

O “3° Ciclo de Saúde Mental” tem como objetivo a apresentação e discussão dos projetos de intervenção realizados pelos estudantes do 3° ano de Medicina.
Contaremos com as palestras da Dra. Thaísa Mourão e Dr. Rodolfo Silva, que abordarão os temas Cuidados Paliativos e Medicina e Espiritualidade.
Teremos também a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes dos cursos de Medicina e Psicologia, no Hall da Unidade II.
Horário: 08h
Local: Auditório - Unidade II