Programação

Data/HoraLocalEventoConferencista(s)
01/09 (quarta)
09h00
Online
(Online)

Link para a Zoom

ID Sala: 82919065048
Abertura
Abertura Oficial
Diretor
Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto
Reitor do Centro Universitário Municipal de Franca - Uni-FACEF

Diretor
Prof. Dr. Murilo Gaspardo
Diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Campus de Franca - SP (Gestão 2018 - 2022), onde é professor assistente doutor do Departamento de Direito Público e do Programa de Pós-graduação em Direito (Mestrado). Possui graduação em Direito (2005), mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Durham, Reino Unido (2017 - 2018), com bolsa da FAPESP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Estado.

Mediadora
Profª Drª Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira
Possui doutorado em Língua Portuguesa e Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). É mestre em Ciências e Práticas Educativas pela Universidade de Franca (2000). É especialista, pela Universidade Estadual Paulista (1998), no curso "A construção da língua, do tempo, do espaço e da pessoa na escola". Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Franca (1988). Possui Licenciatura-Plena em Pedagogia, ainda com apostilamento na habilitação de Administração Escolar, pela Faculdade de Educação "Antônio Augusto Reis Neves (1997) É professora universitária, com concurso público de docente, no Centro Universitário Municipal de Franca, desde 1998. Ocupa também a função de Pró-Reitora Acadêmica, desde 2006, até a presente data. Atua em cursos de graduação e programa de pós-graduação stricto sensu, em Desenvolvimento Regional, área Interdisciplinar, ministrando a disciplina de Métodos de Pesquisa de Abordagem Qualitativa. Participa, como membro, do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq GEDE, pertencente ao programa de mestrado. É organizadora e membro do conselho editorial da Revista do curso de Letras Uni-FACEF. É líder do GEDI - Grupo de Estudos do Discurso, membro do GEDE - Grupo Estudos do Desenvolvimento e do GELIT - Grupo de Estudos Literários, certificados pelo CNPq. É Coordenadora Institucional do PIBIC CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Estrutura Organização e Funcionamento Discursivo e Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, análise de anúncios publicitários, textos de autoajuda, gêneros do discurso e linguagem e publicidade, com foco nos desenvolvimentos humano e social. Ainda, tem foco em educação, com estudos em formação docente e práticas educativas.
01/09 (quarta)
09h15
Online
(Online)

Link para a Zoom

ID Sala: 82919065048
Palestra
Saindo da “toca do coelho”: tribalização e cultura do ódio nas transições juvenis
Palestrante
Prof. Dr. João Teixeira Lopes
Licenciado em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1992) Mestre em ciências sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (1995, Doutorado em Sociologia da Cultura e da Educação (1999). Membro efetivo do Observatório das Atividades Culturais entre 1996 e 1998. Integrou como Coordenador do Relatório de Políticas Culturais Nacionais (1985-95) apresentado em 1998 ao Conselho da Europa (Lisboa, Políticas Culturais em Portugal, Observatório de Actividades Culturais, 1998). Coordenador Científico do Instituto de Sociologia da FLUP entre 2002 e fevereiro de 2010. Diretor da Revista Sociologia entre 2009 e fevereiro de 2013. Possui 23 livros publicados (isoladamente ou em coautoria) nas áreas de sociologia da cultura, cidade, juventude e educação, bem como museologia e estudos territoriais. Atribuído em 29 de maio de 2014 com o prêmio "Chevalier des Palmes Académiques" do Governo francês. É presidente da Associação Portuguesa de Sociologia. Foi Presidente do Departamento de Sociologia da FLUP entre 2011 e fevereiro de 2019. Desde maio de 2020, coordena o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.

Mediadora
Profª Drª Maria Madalena Gracioli
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, graduação em Pedagogia pela UNIFEB, mestrado em Ciências e Praticas Educativas pela Universidade de Franca e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Araraquara e, Pós doutorando em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais - CES da Universidade de Coimbra - Portugal, onde desenvolveu o projeto: (Re)inventando o futuro: a integração de jovens brasileiros em Portugal e a reconstrução da identidade juvenil em contexto migratório, sob a supervisão científica da Drª Elsa Lechner, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. É professora da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava, atua como docente e coordenadora do curso de Pedagogia - EAD. É professora do Programa de Pós graduação em Análise e Planejamento de Políticas Públicas - Mestrado Profissional da UNESP - Franca. Possui experiência em projetos de pesquisa e extensão na área de Sociologia e Educação, assim, desenvolve pesquisas e orientações com abordagem interdisciplinar nos campos da Educação e da Sociologia, com destaque para Ensino Médio, formação de professores e estudos de juventude.
01/09 (quarta)
14h00
Online
(Online)

Link para a Zoom

ID Sala:
Apresentação de artigo científico
Comunicações Coordenadas
01/09 (quarta)
19h00
Online
(Online)

Link para a Zoom

ID Sala: 82760562809
Palestra
A atualidade da obra de Paulo Freire
Palestrante
Prof. Dr. Sérgio César Fonseca
Sérgio C. Fonseca é licenciado em História (UNESP), Mestre em Educação (UNESP), Doutor em Educação Escolar (UNESP), com estágio pós-doutoral em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais e Livre Docente (USP). É professor assistente na USP, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), no Departamento de Educação, Informação e Comunicação (DEDIC). Atua nos cursos de licenciatura da FFCLRP e no Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP.

Mediador
Prof. Dr. Felipe Ziotti Narita
Programa de Pós-Graduação em História - FCHS - UNESP Franca
02/09 (quinta)
09h00
Online
(Online)

Link para a Zoom

ID Sala: 87231224013
Mesa-redonda
Educação, tecnologias digitais e desigualdades
Ministrante
Prof. Dnd. Fabio Senne
Doutorando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. É Coordenador de Pesquisas do Centro Regional de Estudos sobre o Desenvolvimento da Sociedade da Informação sob os auspícios da UNESCO (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Pesquisador na área de políticas públicas e comunicação, tem como área de interesse a relação entre a Internet e as políticas públicas sociais e o comportamento das desigualdades.

Ministrante
Profª Drª Talita Bordignon
Professora Adjunta de História da Educação na Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Bacharel e licenciada em História pela UNESP-Franca e pedagoga pelo Centro Universitário de Araras. Foi professora efetiva de História na rede pública estadual paulista e Professora Substituta na UNESP-Rio Claro. A pesquisadora defende uma escola que seja pública, laica, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.

Mediadora
Profª Drª Vânia de Fátima Martino
É Livre-Docente em Didática do Ensino de História pela UNESP. É Professor Associado III (MS5-I) do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus de Franca, desde 2000. Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986) / Campus de Franca, Mestrado em História do Brasil Colonial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). É docente e orientadora de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da FCHS- UNESP de Franca e docente do curso de História, nas disciplinas de Prática de Ensino de História e Estágio Supervisionado. É líder do grupo de pesquisa CNPq intitulado: Políticas Públicas para o Desenvolvimento Social e Líder do grupo de pesquisa CNPq intitulado: Políticas públicas e democratização do ensino no Brasil: a implementação das propostas educacionais: mudanças e permanências. É Membro Efetivo Externo PIBIC/CNPq da UNI-FACEF - Franca. Tem experiência na área de Educação e desenvolve pesquisas e orientações no campo de Políticas Públicas Educacionais, Ensino de História e Formação de Professores.
02/09 (quinta)
10h30
Online
(Online)

Link para a Zoom

ID Sala: 84027154337
Oficina
Pedagogia Sintrópica
Oficineiro
Prof. Dr. Genaro Alvarenga Fonseca
Possui Graduação em em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), Graduação em Filosofia pelo Instituto Agostiniano de Filosofia (1986), Graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca (2005), Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004) e Doutorado em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista- Campus de Araraquara (2010). É professor Assistente Doutor RDIDP da UNESP (Universidade Estadual Paulista) Campus de Franca nas disciplinas de : Psicologia da Educação, Prática do Ensino de História II e Estágio Supervisionado, na graduação em História e Psicologia e Metodologia da Pesquisa Científica na graduação em Direito. É professor orientador do Programa de Pós-graduação em Análise e Planejamento em Políticas Públicas da FCHS- UNESP- Franca, na área de concentração em Gestão Escolar. É Chefe do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas da UNESP- Franca. É Avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e membro/pesquisador dos Grupos de Pesquisa CNPq: Educação Ambiental; Políticas públicas e democratização do ensino no Brasil; Gestão socioambiental e a interface com a questão social; Políticas Públicas para o Desenvolvimento Social; Gestão escolar democrática, trabalho em rede e qualidade na educação. É coordenador do grupo de extensão GEIA (Grupo de Extensão e Incentivo a Educação Ambeintal) . É membro do Corpo Editorial da revista CAMINE e da revista Cadernos CIMEAC. Atuou como docente e orientador em diferentes programas de formação de professores como : PEC e Pedagogia Cidadã. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Psicologia, Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Políticas Públicas Educacionais e Ensino de História.
02/09 (quinta)
10h30
Online
(Online)

Link para a Zoom

ID Sala: 87918210777
Oficina
Prática do cancelamento
Oficineiro
Prof. Me. Antônio Cézar Peron
Possui mestrado em Serviço Social pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca (2002) ; dissertação:"O trabalho do professor na sala de aula: uma articulação entre o saber de si, do seu trabalho e da instituição que o emprega"; graduação em PSICOLOGIA pela Universidade de Uberaba (1986) e especialista em Psicologia Clinica e Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Regional de Psicologia - Região 06. Atualmente é professor concursado da graduação e professor da pós- graduação do Uni-facef- Franca e professor convidado e coordenador da Universidade de Franca na pós graduação lato sensu em Psicanalise, Psicanalista - Consultório Particular de Psicologia e Psicanálise, atendimentos clínicos e supervisões clinicas e institucionais; psicologo no Colégio Monteiro Lobato- COC desenvolvendo o programa de Gestão Vocacional e acompanhamento organizacional. Tem experiência na área de Psicologia e Psicanalise, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, adolescência, desejo, angústia, instituições, mundo do trabalho e clínica. É membro titular do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino e Pesquisa- CEPE e coordenador do Comitê de Ética do Centro Universitário Municipal de Franca- Unifacef.
02/09 (quinta)
14h00
Online
(Online)

Link para a Zoom

ID Sala:
Apresentação de artigo científico
Comunicações coordenadas
02/09 (quinta)
19h00
Online
(Online)

Link para a Zoom

ID Sala: 83147797102
Palestra
Planejamento e Organização de Estudos: Um desafio para os estudantes
Palestrante
Prof. Mnd. Rodrigo Humberto Flauzino
Pedagogo, formado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCLRP, 2006); Especialista em Linguagens da Arte pelo Centro Universitário Maria Antônia/USP (CEUMA, 2010). Atualmente, é educador/pedagogo junto ao Centro de Apoio Educacional e Psicológico (CAEP), vinculado à Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto e membro do Núcleo Estruturante do Centro de Desenvolvimento Docente (CDDE-FMRP). Promove assessoria pedagógica aos cursos de graduação em saúde, realiza atendimento pedagógico aos estudantes e mantém participações em programas de Desenvolvimento Docente. Atuou na Coordenação Pedagógica e Gestão da Creche/Pré-escola Central da USP, Campus Capital, de 2008 a 2017. Trabalhou como professor de Educação Infantil na Creche/Pré-Escola Carochinha (USP, Campus de Ribeirão Preto, de 2001 a 2008). Participou como formador em cursos para professores de Educação Infantil da Rede Pública dos municípios de Cravinhos, Ipuã, Jundiaí, Lins e Pirassununga. É um dos autores/organizadores do livro: O dia a dia das creches e pré-escola: crônicas brasileiras, editado pela Artmed (2010). Contribuiu com a ilustração do livro: Fazeres na Educação Infantil (Ed. Cortez, 11ª edição, 2009). Ainda em São Paulo, também participou como arte-educador responsável pelas oficinas de criação de brinquedos de sucata no Projeto Jovens Urbanos, promovido pelo CENPEC, trabalhando com adolescentes da Comunidade de Heliópolis (2011) e colaborou na capacitação das educadoras do Centro de Convivência Infantil do Instituto Butantã (2012).

Moderadora
Profª Drª Maria de Fátima Aveiro Colares
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (1999). É doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2004). Pós doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP no departamento de Clínica Médica do HCFMRP USP. Atuou como psicóloga da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP ,por 22 anos, no Centro de poio Educacional e Psicológico (CEP), atuando como coordenadora técnica do Programa de Tutoria Mentoring, atuação em pesquisas e projetos ligados ao Ensino em Saúde. Atualmente e Coordenadora do Curso de Psicologia do UNIFACEF. desde 2018 até a presente data.. No curso de Psicologia ministra as seguintes disciplinas: Psicologia da Saúde I e II, Psicologia Social I e II, Psicologia Sistêmica e Práticas Escolares III e IV. No curso de Medicina atua na disciplina Habilidades de Comunicação com o paciente. Temas de atuação e pesquisa: Educação Médica, Saúde Mental do estudante universitário na área da saúde, Ensino em Saúde, Programas de Tutoria (Mentoring), Psicologia da Saúde, Psicologia Hospitalar.
03/09 (sexta)
09h00
Online
(Online)

Link para a Zoom

ID Sala: 86386203662
Palestra
Escola, Interioridade e Justiça Social: o caso das regiões de fronteira
Palestrante
Profª Drª Sofia Marques
Professora Associada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal, com experiência docente em metodologias de investigação, sociologia da educação e culturas juvenis. É membro do Centro de Investigação e Intervenção em Educação (CIIE) da Universidade do Porto. Está envolvida em vários projetos europeus e internacionais relacionados com pessoas vulneráveis ​​e educação, pesquisa etnográfica e histórias de vida sobre culturas juvenis, gênero e educação, e, crianças e jovens de regiões rurais e fronteiriças. É consultora da Federação Nacional de Associações de Jovens. Recentemente foi nomeada, pelo Governo Português, a Vice-Coordenadora da coligação nacional de competências digitais e empregos, a Portuguese National Digital Competences Initiative e.2030 - Portugal INCoDe.2030. É editora chefe da revista Ethonography & Education (Taylor & Francis/Routledge) (2018-2022).

Mediadora
Profª Drª Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira
Possui doutorado em Língua Portuguesa e Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). É mestre em Ciências e Práticas Educativas pela Universidade de Franca (2000). É especialista, pela Universidade Estadual Paulista (1998), no curso "A construção da língua, do tempo, do espaço e da pessoa na escola". Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Franca (1988). Possui Licenciatura-Plena em Pedagogia, ainda com apostilamento na habilitação de Administração Escolar, pela Faculdade de Educação "Antônio Augusto Reis Neves (1997) É professora universitária, com concurso público de docente, no Centro Universitário Municipal de Franca, desde 1998. Ocupa também a função de Pró-Reitora Acadêmica, desde 2006, até a presente data. Atua em cursos de graduação e programa de pós-graduação stricto sensu, em Desenvolvimento Regional, área Interdisciplinar, ministrando a disciplina de Métodos de Pesquisa de Abordagem Qualitativa. Participa, como membro, do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq GEDE, pertencente ao programa de mestrado. É organizadora e membro do conselho editorial da Revista do curso de Letras Uni-FACEF. É líder do GEDI - Grupo de Estudos do Discurso, membro do GEDE - Grupo Estudos do Desenvolvimento e do GELIT - Grupo de Estudos Literários, certificados pelo CNPq. É Coordenadora Institucional do PIBIC CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Estrutura Organização e Funcionamento Discursivo e Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, análise de anúncios publicitários, textos de autoajuda, gêneros do discurso e linguagem e publicidade, com foco nos desenvolvimentos humano e social. Ainda, tem foco em educação, com estudos em formação docente e práticas educativas.